Por diversas vezes, ouvimos de empresas que a Convenção de Vendas foi incrível, o nível de engajamento foi ótimo, o lugar era espetacular… E, depois, nada mudou!
Se você se identificou com a história acima, saiba que não está sozinho(a): este problema é recorrente, mas tem solução.
Esta solução passa, necessariamente, pelo envolvimento das áreas de negócio em torno dos principais desafios para o próximo período e da criação de consenso sobre quais são novas habilidades que serão exigidas da força de vendas para atingir os objetivos da empresa.
Além disso, é uma oportunidade para discutir como outras áreas da empresa (marketing, por exemplo) participarão da execução desta estratégia, atuando como uma frente única.
A partir deste alinhamento prévio, as áreas devem definir, em conjunto com a equipe de Treinamento e Desenvolvimento, as prioridades em relação ao conteúdo que será apresentado, inclusive por meio de teasers, que podem ser enviados antes do evento, para que as equipes tenham contato com os temas antes do dia da Convenção de Vendas.
Sem esta priorização, fica quase impossível garantir que este conteúdo resultará em alguma ação. Aqui, vale o antigo mantra: “menos é mais”.
A importância do pós-Convenção de Vendas
E, por essa razão, em conjunto com estas definições, é fundamental refletir sobre o “pós-Convenção”: como vamos medir a retenção e utilização do novo conteúdo? Como manteremos o conteúdo “vivo” na organização – via novos treinamentos presenciais, coaching, microlearning, etc.?
A provocação positiva que queremos trazer é que a Convenção não deve ser apenas um evento único, mas um passo inicial ou a continuação de um Programa de Treinamentos, com estrutura e estratégia claras.
Por meio destas ações, os nossos clientes estão vivenciando uma mudança significativa no impacto nos Treinamentos nas suas empresas. Temos certeza que este nível de preparação e engajamento antes da Convenção também trará resultados reais para a sua empresa!