Hoje vou falar sobre pessoas certas. Sou fã do Jim Collins. Eu e o meu querido amigo e sócio, José Ricardo Noronha, sempre indicamos os seus livros nos nossos treinamentos, principalmente o “Empresas feitas para vencer”.
Sim, as empresas devem focar em ter as pessoas certas, no lugar certo do ônibus, e gosto da provocação do Simon Sinek: “mas, e o ônibus?”.
E ao fim do dia, a discussão é sobre Liderança e o ambiente que ela cria.
Pessoas certas: qual o comportamento dos líderes nas falhas dos colaboradores?
É fácil falar que a sua empresa tem uma mentalidade de crescimento. Mas, o importante é saber como os seus líderes reagem quando alguém do seu time falha.
Já ouvimos que as pessoas não deixam as empresas, elas deixam os seus líderes.
Mas, será que muitos líderes não estão simplesmente reproduzindo o comportamento que eles vivenciaram com os seus líderes no passado?
Reproduzindo um comportamento do século passado, linear, autoritário, com equipes voltadas para um pensamento exponencial?
Liderança não é talento. É uma habilidade que pode (e deve!) ser treinada e incentivada pelas empresas, principalmente no contexto desta nova Revolução Industrial, e deve ser algo muito maior do que somente uma frase bonita na parede!