Já parou para pensar nos motivos para seu cliente permanecer com você? As respostas normalmente giram em torno dos seguintes pontos: “temos os melhores produtos”, “prestamos um serviço de altíssima qualidade”, “somos parceiros”, “atendimento personalizado” etc.
Agora, se coloque no lugar do cliente: o que você acha que seus concorrentes estão dizendo? Provavelmente, algo muito parecido. Atualmente, poucos conseguem fazer uma defesa contundente (e genuína) da sua proposta de valor. E o cliente não necessariamente está plenamente satisfeito com o serviço/produto. Porém, ele se acostumou com aquele fornecedor e tem receio da dor de cabeça do “switching cost” (que por vezes nem é tão alto assim).
Você está fazendo a diferença com seu cliente?
Nos últimos 12 meses, quantas empresas lhe prestaram um serviço completamente fora da curva? Infelizmente, levamos mais tempo do que deveríamos para responder essa pergunta. E esse é o problema. O atendimento ESPETACULAR (com letra MAIÚSCULA!!) deixou de ser prioridade em diversas empresas, que se preocupam com tudo, menos com a pessoa que está pagando as contas.
E, se um dos seus clientes fizesse a pergunta acima, o que você responderia? Sua proposta de valor é realmente defensável, valorizada e única em relação aos seus concorrentes?