Será que em vendas consultivas, a melhor tática é sair com a metralhadora ligada e batendo na porta de qualquer cliente que respira? Na nossa visão na Paixão por Vendas e PPV Law, certamente não.
Vendas consultivas: faça segmentação de clientes
Em vendas consultivas, acreditamos em segmentação e priorização de clientes. Definição de um Perfil de Cliente Ideal e do Não Cliente. Pensar se o perfil daquele cliente encaixa com o nosso, de forma que os dois lados se beneficiarão daquela relação.
Peter Drucker brilhantemente dizia para não tomarmos diversas decisões, mas para tomarmos uma decisão que representa 1.000 outras.
A partir da definição do meu Perfil de Cliente Ideal, tenho a possibilidade de refletir, antes do Ciclo de Vendas se iniciar, se aquela é uma venda que se encaixa nos meus parâmetros para uma relação saudável e orientada ao ganha-ganha.
Pense e reflita, no seu universo de vendas consultivas: será que você e a sua equipe não estão perdendo tempo com os clientes errados, em vez de investir tempo nos clientes certos?